O que é a Urina?

A urina é formada nos rins, por meio de uma filtragem laboriosa do sangue. Antes de ser filtrado pelos rins, o sangue passa pelo fígado, que lhe extrai as toxinas e as descarta por meio da bile, jogada o intestino. A função dos rins é a de manter o equilíbrio das substâncias no sangue e controlar a quantidade de água no corpo e não, como usualmente se acredita, a de eliminar toxinas - trabalho executado pelo fígado. 
A urina, portanto, é um produto puro do sangue e não um amontoado de elementos tóxicos; ela não é um dejecto como as fezes.

Nos tubos urinários, 99% do liquido filtrado pelos rins é reabsorvido e volta a circular no sangue; só 1% desse liquido, mais ou menos um litro e meio, é diariamente excretado pelos rins, armazenado na bexiga e expelido como urina.

Apesar da sua composição química depender dos alimentos ingeridos, pode-se dizer que a urina é constituída de 96% de água e 4% de elementos orgânicos e inorgânicos. São eles:

- compostos inorgânicos: cloreto de sódio e outros sais de cloro, sais de enxofre, fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, cobre, flúor, iodo, ferro, zinco, ácido fosfórico e ácido sulfúrico.
- alguns dos compostos orgânicos: ureia, creatinina, amónia, albumina e outras proteínas, além de 21 espécies de aminoácidos, aminas e ácidos orgânicos.
- hidrátos de carbono: cetoácidos, ácido láctico e ácido úrico.
- vitaminas A, B, C, E, entre outras, e ácido pantoténico.
- hormónio: hipofisários, sexuais, prostaglandinas, ADH (hormónio antidiurético), entre outros.

Muitas substâncias empregadas em tratamentos são extraídas da urina: a alantoína, que ajuda na cicatrização de feridas e é óptimo anti-rugas; as globulinas, em especial as imunoglobinas, que são anticorpos; a ureia, responsável pela capacidade bactericida da urina e pela acção inibidora do bacilo da tuberculose; a uroquinase, enzima vasodilatadora, que ajuda a evitar tromboses; o 3-metilglioxal, que destrói células cancerosas.

Quando o corpo está intoxicado, os rins não coneguem trabalhar com eficiência e deixam ir embora muitas substâncias necessárias. Ao se praticar a Urinoterapia, esses elementos vitais são repostos. Beber a própria urina, portanto, não é arriscado como muitos acreditam. Na verdadem a Urinoterapia não tem contra-indicações, nem mesmo se a pessoa está com infecção urinária. 

A urina não é um veneno - essa ideia é um equívoco de sociedades industrializadas que perderam contacto com a sabedoria da Natureza.

in Urinoterapia: Uma alternativa simples para tratamentos de saúde.
Denise Gontijo Machado, Irdin Editora




Sem comentários: